O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta sexta-feira (13) seu primeiro vídeo após a cirurgia realizada na última terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça. Apesar de ainda estar internado sob cuidados semi-intensivos no Hospital Sírio-Libanês, Lula demonstrou otimismo e agradeceu o apoio recebido.
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, disse o presidente, em vídeo compartilhado nas redes sociais.
Veja o vídeo abaixo.
Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
Estado de saúde e recuperação
Segundo o boletim médico mais recente, Lula está “lúcido e orientado”, alimentando-se normalmente e caminhando pelos corredores do hospital. Ele passou por um segundo procedimento complementar na quinta-feira (12), destinado a prevenir novos sangramentos, e o dreno intracraniano foi retirado no mesmo dia.
A alta médica está prevista para o início da próxima semana, com recomendação de repouso relativo e restrições quanto a esforço físico e estresse emocional. Os médicos garantem que o presidente não terá sequelas e que suas funções neurológicas permanecem preservadas.
Contexto da cirurgia
O hematoma subdural foi resultado de uma queda ocorrida em 19 de outubro, quando Lula bateu a cabeça no banheiro de casa, exigindo cinco pontos na nuca. A cirurgia desta semana foi realizada de forma emergencial para drenar o sangramento e evitar complicações.
A equipe médica afirmou que o risco de um novo hematoma é baixo e que o presidente poderá retomar gradualmente suas atividades presidenciais após a alta.